quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Seniores : Entrevista a Jairo (Santo António de Lisboa)

Se não confiarmos em nós próprios, mais ninguém confiará! (sic). Palavras de Jairo, guarda-redes do Santo António, em dia de entrevista. O apoio que recebeu de Darlan no Futebol Benfica, bem como a recordação do seu primeiro jogo, frente ao Oriental, foram alguns dos temas em destaque.

Esta entrevista foi gravada no passado dia 1 de Dezembro, no rescaldo da vitória (3-2) do Santo António no campo do Palmense... Que achaste do jogo?
Foi o ponto de partida para a reviravolta do nosso Clube! Viémos de três derrotas consecutivas, algumas das quais pesadas. Hoje senti a equipa mais unida, a lutar até ao apito final.

És guarda-redes... Sempre foste?
Sim. Desde pequeno que a minha queda era essa. Tenho-me aperfeiçoado nesse papel e quero aprender cada vez mais.

Como se proporcionou a tua entrada no Santo António?
O treinador Armando já me conhecia. Contactou-me para vir à experiência, gostaram e fiquei.

Já conhecias o Clube?
Já. Tenho um irmão que joga no Sanjoanense e que me falava no Santo António, em termos de se tratar de uma equipa complicada de se apanhar...

Fala-nos do teu percurso futebolístico... Por onde começaste?
Nos juvenis do Futebol Benfica. Não tive muitas oportunidades de jogar no meu primeiro ano de federado. Aliás, o meu jogo de estreia foi nos juniores do "Fófó"... Ainda era juvenil de segundo ano, mas abriu uma vaga e fui convocado para os juniores. Nunca me hei-de esquecer, defrontávamos o Oriental. Comecei no banco, o guarda-redes titular foi expulso e eu entrei. Estava nervoso, é natural. Lembro-me que na primeira bola que consegui apanhar, saí com ela para fora da grande área! Naturalmente, foi falta e mais um lance de sufoco... Mas tudo correu bem. Ajudei a segurar o resultado e ganhámos por 1-0.

Começaste a jogar na idade de juvenil, percebemos bem?
Pois, de facto comecei um bocado tarde e por isso pouco joguei até chegar a sénior. Faz parte da aprendizagem ter muitos jogos, mas para um guarda-redes é ainda mais importante, para ganhar experiência.

No Futebol Benfica, jogavas com o Filipe Monteiro... Que recordações tens dele, dessa época?
Lá, ele era ponta-de-lança ou extremo. Marcava muitos golos, era um jogador rápido e explosivo, que fazia a diferença nos jogos. Por isso é que lhe pedi para vir para cá. Falei nesse sentido ao Armando, que também o conhecia, de modo que foi fácil. É assim... O Armando chamou-me, eu chamei o Filipe e talvez este traga mais alguém, quem sabe?

O teu primeiro ano de sénior foi no Lisboa Sport Clube, na época transacta... Que tal correu?
O importante é jogar, e fiz os jogos todos. Quanto à época, teve os seus altos e baixos, mas foi bom. Perdemos jogos que não devíamos, mas também ganhámos alguns interessantes. No cômputo geral, faço um balanço positivo. Trata-se de um grupo muito unido, em que todos são amigos uns dos outros.

Dentro do teu percurso futebolístico, tens alguém que gostasses de destacar?
O guarda-redes Darlan, que me acompanhou nos juvenis e juniores do Futebol Benfica. Ele sempre esteve um nível acima de mim. Esforcei-me para tentar acompanhar o seu ritmo e de tal forma o fiz que, quando me dei conta, fiquei surpreendido com a minha evolução.

Estás com 20 anos, é isso?
Sim... Feitos em Maio.

No futebol, até onde ambicionas chegar?
Se amanhã chegar a uma divisão superior, pretenderei subir à seguinte, e assim sucessivamente, até ao topo.

Fora disto, o que é que fazes?
Estudo. Estava num curso de electricidade, mas encontrei outra forma de concluir o 12º ano mais rapidamente, através de outro curso, nocturno, que me dará equivalência. No próximo ano quero entrar na Faculdade de Desporto, que é algo ao qual sempre estive ligado.

Tens uma última mensagem que gostasses de acrescentar, à guisa de conclusão?
O que faço como guarda-redes aqui ser-me-á muito útil, não só para o futebol como para o resto da vida, lá fora. O principal é confiarmos em nós próprios, senão, mais ninguém confiará!

Entrevista retirada na integra do excelente site www.atleticodigital.com

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...